MEDIAÇÃO EDUCATIVA
Integrado ao departamento Pedagógico, o subdepartamento de Mediação Educativa é responsável pelo viés educacional das exposições e atividades do Museu do Holocausto de Curitiba, em especial no que se refere à capacitação de jovens mediadores de diferentes áreas.
A mediação educativa do museu segue as concepções e diretrizes de educação não formal: um processo de aprendizagem social voluntária e centrada no indivíduo, advinda de organizações políticas, profissionais, científicas e culturais com atividades de caráter intencional. O visitante, no nosso caso, é estimulado a participar ativamente da troca de conhecimentos inerente à visita e o profissional do museu realiza a mediação sem ser o único detentor dos saberes envolvidos. Por isso, o mediador é necessariamente um jovem, isento das formalidades que exigem as formações acadêmicas.
Outro importante conceito que norteia o viés educacional e a mediação do museu é Hadrachá, palavra oriunda do idioma hebraico e vinculada ao termo Chinuch (Educação). Ela implica em liderar, guiar, educar, movimentar e progredir. Assim como em outras expressões da educação não formal, a noção de Hadrachá defende a importância das relações democráticas, plurais, críticas e atentas às diferenças e necessidades culturais e individuais no processo educativo.
Uma das principais atribuições desse subdepartamento é, seguindo as bases conceituais e a missão do museu, capacitar jovens para mediarem as visitas. A formação consiste em uma abordagem ampla dos pilares fundamentais da instituição, além do aprofundamento histórico e pedagógico a que as visitas se propõem. Além disso, os mediadores integram projetos educativos e capacitações em parceria com outras instituições, tanto outros museus do Holocausto quanto organizações e associações que se alinham em propostas pedagógicas. O trabalho conjunto com os demais setores do museu também faz parte dos encargos, produzindo conteúdos para as mídias sociais e elaborando propostas de mediação para exposições temporárias e itinerantes.